Quem Somos

Quem Somos.

Somos mãos, somos razão, carinho e coração. Somos a ASBEM - Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente, uma Organização da Sociedade Civil que tem o compromisso de promover ações sociais oportunizando a integração sócio educativa, formação profissional e cidadã de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A ASBEM luta para resgatar vidas, erradicar o trabalho infantil, prevenir à exposição dos jovens aos mais diversos tipos de violência, contribuir com o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola, fortalecer os vínculos familiares e auxiliar a construir sonhos e histórias.

O que Fazemos.

Por meio do programa do Centro de Iniciação Profissional- CIP, ofertamos Cursos da Lei da Aprendizagem - Jovem Aprendiz e proporcionamos aos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade, a qualificação profissional, a inclusão produtiva no mercado de trabalho e o desenvolvimento de habilidades sócias, provocando a melhoria na qualidade de vida desses jovens, adolescentes e seus familiares desde o primeiro mês quem ingressam nos cursos.

A ASBEM atua com profissionais especializados nas áreas do serviço social, psicologia, pedagogia e administração, oferecendo suporte para as empresas e realizando encaminhamentos necessários.

Como Fazemos.

As ações da ASBEM só são possíveis com a parceria das empresas cotistas (que contratam os jovens) com o poder público municipal e estadual (Projetos Sócias), pessoas jurídicas e físicas (que fazem o repasse de recursos em doação no pagamento do imposto de renda).
Os jovens iniciaram os Cursos contratados pelas empresas cotistas conforme leis do ministério do Trabalho e Emprego durante 10 meses.

As aulas teóricas ocorrem duas vezes por semana na Sede da ASBEM e a parte prática em ambientes empresariais.
A grande curricular registrada no MTE é articulada por meio de Saberes: das Linguagens, Socias, da Vida, das Ciências e do trabalho. Pensando no compromisso de oferecer um desenvolvimento humano e social integral,são proporcionados aos jovens a participação em Fóruns, assembléias, saídas à campo, eventos culturais, torneios esportivos, visitas técnicas, palestras com variadas temáticas e oficinas de habilidades socias. Todo o curso é pensado para que o jovem tenha acesso a diferentes experiências e se torne protagonista de sua própria história.

Público Alvo.

  • Jovens e adolescentes de escolas públicas com idades entre 14 e 18 anos, com defasagem escolar, baixa renda, expostos à situação de risco, fragilidade familiar, entre outros fatores analisados pela equipe psicossocioassistencial.

Critérios de Seleção.

  • Encaminhamento pela rede sócioassistencial (CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, CECRIFE, Lar do Menino, Lar da Menina);
  • Encaminhados pelas empresas cotistas;
  • Encaminhados por demais instituições públicas;
  • Inscritos na Sede da ASBEM com análise da ficha sócio econômica e entrevista.