VOLTAR VOCÊ CONHECE A ASBEM?

A “Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente”, doravante chamada de “ASBEM”, foi fundada, em Novo Hamburgo/RS, em meados da década de 70. A essência da entidade e seu objetivo estatuário é “contribuir com o bem-estar e com o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes”. E é isso que fazemos há mais de 40 anos! Lutamos para resgatar vidas, sonhos e histórias, oportunizando que nossas crianças e adolescentes possam resignar a sua existência.

A entidade nasceu da motivação dos técnicos ligados às políticas sociais públicas e por pessoas da sociedade civil, que estavam preocupados com o agravamento dos problemas sociais e com a falta de serviços de atendimento às crianças e adolescentes e desde sua fundação, a ASBEM vem desenvolvendo ações, na defesa dos direitos da Criança e do Adolescente, especialmente, às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Constituem diretrizes para planejamento, a Qualidade Profissional, a Erradicação do Trabalho Infantil, a Prevenção à Violência, o Apoio Sociofamiliar e o Desenvolvimento Humano Social.

A partir do ano de 1995, intensificou ações na chamada “preparação para o mercado de trabalho”, implantando o Centro de Iniciação Profissional (CIP) oferecendo cursos de aprendizagem comercial.

O Programa CIP é o projeto de maior relevância para a entidade, pois corrobora não apenas com a inserção produtiva de adolescentes, como reduz a exposição as violências, vulnerabilidade e mobiliza o jovem a permanecer no ensino regular. Início de 2017, há 124 jovens entre 14 e 21 anos matriculados e frequentando os cursos de aprendizagem comercial de Comércio e Serviços, além de 61 jovens em cursos de Habilidades Sociais. Cabe destacar que cem por cento destes adolescentes estão inseridos em empresas cotistas, gozando dos direitos trabalhistas e contribuindo com o orçamento familiar. E temos mais de 550 adolescentes em lista de espera, aguardando por uma oportunidade de construir sua trajetória pessoal e profissional. A associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente – ASBEM, tem capacidade para atender 300 jovens semanais em Cursos de Qualificação Profissional – Jovem Aprendiz e em Cursos de Habilidades Sociais.

Porém, apesar de essencial este Programa para o município de Novo Hamburgo e cidades limítrofes, constantemente nos deparamos com a inviabilidade econômica e financeira de dar continuidade ao Projeto. Uma história de mais de 40 anos precisa continuar! Devemos seguir na luta para erradicar o trabalho infantil, instrumentalizar crianças e adolescentes para a vida, ampliar a resiliência e os mecanismos de proteção e oportunizar que estes indivíduos sejam protagonistas da sua própria história.

Portanto, pedimos um olhar sensível à nossa entidade em decorrência de um cenário econômico fragilizado, a ASBEM necessita da ajuda do Poder Público, de empresários e da comunidade em geral. Por isso, convidamos a todos a conhecerem nossa instituição, para juntos investirmos em Projetos Sociais e oportunizar adolescentes o acesso à um futuro melhor através da qualificação profissional e do desenvolvimento social integral.

PATROCÍNIO: Archlinux Google Eventex Tmobile
PATROCÍNIO: